Decidir o nome de sua empresa reflete diretamente na história e percurso que deseja seguir e o que contará em alguns anos.
Esse nome será dito inúmeras vezes, para cada um dos seus clientes, aos seus empregados, para um número incontável de pessoas, todos os dias, e estará relacionado com sua vida de empresário.
O nome será a sua história, e se você fizer as escolhas certas.
O nome da sua empresa serve para:
– diferenciá-lo dos seus concorrentes;
– conectar-se com o seu mercado/público-alvo;
– ajudar a construir a sua marca;
– facilitar a escolha dos seus clientes.
Três regras básicas podem ajudar na construção do nome da sua empresa.
1º Regra:
O nome da sua empresa precisa ser memorável.
a. O nome escolhido se distingue ou se sobressai frente aos dos concorrentes? Tal como a sua oferta, o nome da sua empresa também precisa sobressair, sair do lugar comum, precisa ser distinto. O nome da sua empresa não pode ser genérico.
b. O nome da sua empresa pode substituir o nome da sua oferta? Tal como gilete, xérox, kodak, etc.?
c. O nome da sua empresa é original? O nome da sua empresa não pode estar sendo usado por outra empresa, com ofertas semelhantes ou para mercados semelhantes.
d. A primeira impressão é a que fica. O nome que você escolheu causa uma primeira e boa impressão?
e. O nome que você escolheu tem um significado, ou um conjunto destes, para o seu mercado, que ajuda o posicionamento da sua empresa?
f. O tom e a força do nome escolhido ajudam a alavancar o nome da sua empresa?
g. O nome da sua empresa é fácil de ser memorizado?
h. O nome da sua empresa é fácil de ser lembrado? Estas duas últimas perguntas parecem ter o mesmo significado, mas são diferentes: enquanto a primeira diz sobre a facilidade do nome ser guardado, a segunda diz sobre a facilidade de o nome ser recuperado ou lembrado.
i. Você está colocando o seu nome como nome da empresa?
Se sua empresa está atrelada fortemente ao seu desempenho, tem um cunho individual e personalista, se o seu negócio pode vir a se tornar célebre pela sua atuação incomparável, só sua, por exemplo:
– um restaurante,
– um hospital,
– um escritório de advocacia,
você pode colocar o seu próprio nome.
Lembre-se, você venderia um restaurante, um hospital ou um escritório do que quer que seja que tenho o seu nome? Neste caso, seu negócio também deve ser também um negócio para toda a vida.
j. Você está colocando um nome local, ou um nome que identifica a geografia local, ou da região onde ela vai ser aberta? Isto pode vir a ser um obstáculo para atuações intermunicipais, interestaduais e internacionais. Qual é a sua proposta?
k. O nome da sua empresa é o mesmo do nome do seu sítio (“site”) na Internet, estabelecendo uma presença única, consistente, distinta e fácil de ser lembrada e procurada?
2º Regra:
O nome da sua empresa deve descrever o seu negócio.
l. O nome que você escolheu, ele por si só, já permite que você comunique com o seu mercado algo a respeito da sua empresa?
m. A distinção do nome escolhido, frente aos concorrentes, está aderente à sua oferta?
n. A consistência e integridade da experiência vivida pelos seus clientes pela fruição da sua oferta dão substância à construção e fixação diária do nome da sua empresa e da sua marca?
o. O nome da sua empresa será a sua marca? O nome da sua empresa tornará a sua empresa localizável facilmente, em todos os mecanismos de buscas na Internet, como nas listas telefônicas.
p. O nome da sua empresa e a sua marca, ao longo do tempo, farão com que o seu processo de compra e venda, no seu mercado de atuação, seja mais fácil, rápido e barato?
q. O nome da sua empresa e a sua marca, uma ajuda à outra, num processo que muda ou distingui a sua comunicação com o seu mercado?
r. O tom e a força do nome escolhido ajudam a alavancar os serviços que ela vai oferecer?
s. O nome escolhido é bem recebido pelo seu público-alvo?
t. O nome escolhido é dirigido ao seu público-alvo? O nome da sua empresa não precisa deixar você feliz.
u. O nome da sua empresa diz algo sobre as necessidades e desejos do seu mercado de atuação?
v. o nome da sua empresa ajuda a definir e propagar o seu negócio?
w. O nome da sua empresa faz as conexões e sinapses na cabeça dos seus clientes, e clientes potenciais, de tal forma que, na oportunidade dele precisar do que você produz ou vende, ele pense em sua empresa?
x. O nome da sua empresa lembra os benefícios que a sua empresa oferta? O nome da sua empresa não é semelhante ou parecido com uma série de outras empresas, ou negócios, ou ofertas…
3º Regra:
O nome da sua empresa deve ser curto.
y. O nome da sua empresa é curto? Para o nome da sua empresa, menos é mais.
z. O nome da sua empresa é fácil de digitar?
Como se chega a alguns bons nomes?
O nome da sua empresa deve levar em conta:
– o perfil dos donos;
– o mercado de atuação da empresa,
– o que se pretende com essa empresa (posicionamento), e
– os seus concorrentes.
O nome da sua empresa já deve dar pistas, ou até mesmo definir o seu ramo de atividade, sob o ponto de vista dos benefícios que o seu cliente recebe da sua empresa. Assim, no contato com o nome da sua empresa, o seu cliente já tem informação de que o desejo dele possa ser atendido pela sua empresa.
Alguns exemplos:
De 3 ramos de atividades (com 2 nomes por cada ramo), uma breve explicação, implicações e possíveis razões para as suas escolhas.
Vamos aos nomes:
1º) Dupla de nomes para DISK PIZZA
– 001 Disk Pizza
O nome 001 Disk Pizza parece, a princípio, estranho. Mas pode ser um excelente nome para uma situação especial para o qual foi criado. Vejamos:
– uma pizzaria para entregas,
– localizada em um setor hoteleiro, focada no atendimento de pedidos dos hóspedes desses hotéis, que não querem sair para restaurantes, ou comer nas dependências do próprio hotel,
– essa característica exige da pizzaria chegar, por todos os modos possíveis e imagináveis, ao conhecimento dos seus clientes potenciais,
– nem todos os hotéis permitem ou entregam os prospectos da pizzaria, pois competem com os próprios restaurantes;
– alguns restaurantes entregam gratuitamente aos seus hóspedes esses prospectos da pizzaria, mas alguns só mediante um pagamento antecipado, nem sempre possível.
A colocação do disk pizza, com o início do nome com 001, faz ou possibilita que nas listas telefônicas, nas páginas amarelas, a figuração desse disk pizza esteja nas primeiras colocações, independentemente do pagamento de publicidade, o que confere uma boa visibilidade e os correspondentes resultados com essa colocação do 001 no nome.
– DiskPizza a Jato
Este nome por si identifica uma pizzaria que promete rapidez no recebimento e na entrega dos pedidos dos seus clientes, o que o nome indica é o próprio diferencial desse disk pizza: rapidez. Simples, direto e objetivo.
2°) Dois nomes para empresas de eventos
– Haute Société Eventos
O nome em francês confere certo ar de elegância, sofisticação e de exclusividade, mesmo porque poucas pessoas dominam este idioma, que está ligado à elegância, às “coisas” refinadas. Este nome posiciona esta empresa como atingindo um público classe A, mas ao mesmo tempo afasta, ligeiramente, de eventos empresariais.
– Requinte Eventos
O nome da empresa mostra e evoca uma característica de certa sofisticação, mas não tão forte quanto o anterior, indicando um posicionamento dirigido à classe B, preferencialmente. Este nome é neutro para eventos comerciais, podendo estes eventos estar dentro de seu foco de atuação.
3º) Dois nomes para empresas de criação de software
– AntropoSoft
Este nome, pela sua origem, traz a lembrança do homem, sua saga, e o seu desenvolvimento ao longo das eras. Indica uma empresa centrada no desenvolvimento de aplicativos centrados no uso pelo homem, indicando e proporcionando a facilidade de uso ao ser humano.
– MacroSoft
Este nome se contrapões à Microsoft, a maior e mais conhecida empresa de desenvolvimento de software do mundo. Este nome, por si só, já indica uma oposição aos conceitos e processos utilizados pela Microsoft, podendo ser bastante adequado a empresas que trabalham no segmento de softwares abertos e livres.
A escolha do nome da sua empresa ajuda a indicar e esclarecer o seu público-alvo sobre o que vai encontrar lá?
Fonte: Merkatus