Alessandra Klein

Decidir o nome de sua empresa reflete diretamente na história e percurso que deseja seguir e o que contará em alguns anos.

Esse nome será dito inúmeras vezes, para cada um dos seus clientes, aos seus empregados, para um número incontável de pessoas, todos os dias, e estará relacionado com sua vida de empresário.
O nome será a sua história, e se você fizer as escolhas certas.

O nome da sua empresa serve para:

– diferenciá-lo dos seus concorrentes;

– conectar-se com o seu mercado/público-alvo;

– ajudar a construir a sua marca;

– facilitar a escolha dos seus clientes.

Três regras básicas podem ajudar na construção do nome da sua empresa.

1º Regra:
O nome da sua empresa precisa ser memorável.

a. O nome escolhido se distingue ou se sobressai frente aos dos concorrentes? Tal como a sua oferta, o nome da sua empresa também precisa sobressair, sair do lugar comum, precisa ser distinto. O nome da sua empresa não pode ser genérico.

b. O nome da sua empresa pode substituir o nome da sua oferta? Tal como gilete, xérox, kodak, etc.?

c. O nome da sua empresa é original? O nome da sua empresa não pode estar sendo usado por outra empresa, com ofertas semelhantes ou para mercados semelhantes.

d. A primeira impressão é a que fica. O nome que você escolheu causa uma primeira e boa impressão?

e. O nome que você escolheu tem um significado, ou um conjunto destes, para o seu mercado, que ajuda o posicionamento da sua empresa?

f. O tom e a força do nome escolhido ajudam a alavancar o nome da sua empresa?

g. O nome da sua empresa é fácil de ser memorizado?

h. O nome da sua empresa é fácil de ser lembrado? Estas duas últimas perguntas parecem ter o mesmo significado, mas são diferentes: enquanto a primeira diz sobre a facilidade do nome ser guardado, a segunda diz sobre a facilidade de o nome ser recuperado ou lembrado.

i. Você está colocando o seu nome como nome da empresa?
Se sua empresa está atrelada fortemente ao seu desempenho, tem um cunho individual e personalista, se o seu negócio pode vir a se tornar célebre pela sua atuação incomparável, só sua, por exemplo:

– um restaurante,

– um hospital,

– um escritório de advocacia,

você pode colocar o seu próprio nome.

Lembre-se, você venderia um restaurante, um hospital ou um escritório do que quer que seja que tenho o seu nome? Neste caso, seu negócio também deve ser também um negócio para toda a vida.

j. Você está colocando um nome local, ou um nome que identifica a geografia local, ou da região onde ela vai ser aberta? Isto pode vir a ser um obstáculo para atuações intermunicipais, interestaduais e internacionais. Qual é a sua proposta?

k. O nome da sua empresa é o mesmo do nome do seu sítio (“site”) na Internet, estabelecendo uma presença única, consistente, distinta e fácil de ser lembrada e procurada?

2º Regra:
O nome da sua empresa deve descrever o seu negócio.

l. O nome que você escolheu, ele por si só, já permite que você comunique com o seu mercado algo a respeito da sua empresa?

m. A distinção do nome escolhido, frente aos concorrentes, está aderente à sua oferta?

n. A consistência e integridade da experiência vivida pelos seus clientes pela fruição da sua oferta dão substância à construção e fixação diária do nome da sua empresa e da sua marca?

o. O nome da sua empresa será a sua marca? O nome da sua empresa tornará a sua empresa localizável facilmente, em todos os mecanismos de buscas na Internet, como nas listas telefônicas.

p. O nome da sua empresa e a sua marca, ao longo do tempo, farão com que o seu processo de compra e venda, no seu mercado de atuação, seja mais fácil, rápido e barato?

q. O nome da sua empresa e a sua marca, uma ajuda à outra, num processo que muda ou distingui a sua comunicação com o seu mercado?

r. O tom e a força do nome escolhido ajudam a alavancar os serviços que ela vai oferecer?

s. O nome escolhido é bem recebido pelo seu público-alvo?

t. O nome escolhido é dirigido ao seu público-alvo? O nome da sua empresa não precisa deixar você feliz.

u. O nome da sua empresa diz algo sobre as necessidades e desejos do seu mercado de atuação?

v. o nome da sua empresa ajuda a definir e propagar o seu negócio?

w. O nome da sua empresa faz as conexões e sinapses na cabeça dos seus clientes, e clientes potenciais, de tal forma que, na oportunidade dele precisar do que você produz ou vende, ele pense em sua empresa?

x. O nome da sua empresa lembra os benefícios que a sua empresa oferta? O nome da sua empresa não é semelhante ou parecido com uma série de outras empresas, ou negócios, ou ofertas…

3º Regra:
O nome da sua empresa deve ser curto.

y. O nome da sua empresa é curto? Para o nome da sua empresa, menos é mais.

z. O nome da sua empresa é fácil de digitar?

Como se chega a alguns bons nomes?

O nome da sua empresa deve levar em conta:

– o perfil dos donos;

– o mercado de atuação da empresa,

– o que se pretende com essa empresa (posicionamento), e

– os seus concorrentes.

O nome da sua empresa já deve dar pistas, ou até mesmo definir o seu ramo de atividade, sob o ponto de vista dos benefícios que o seu cliente recebe da sua empresa. Assim, no contato com o nome da sua empresa, o seu cliente já tem informação de que o desejo dele possa ser atendido pela sua empresa.

Alguns exemplos:

De 3 ramos de atividades (com 2 nomes por cada ramo), uma breve explicação, implicações e possíveis razões para as suas escolhas.

Vamos aos nomes:

1º) Dupla de nomes para DISK PIZZA

– 001 Disk Pizza
O nome 001 Disk Pizza parece, a princípio, estranho. Mas pode ser um excelente nome para uma situação especial para o qual foi criado. Vejamos:

– uma pizzaria para entregas,

– localizada em um setor hoteleiro, focada no atendimento de pedidos dos hóspedes desses hotéis, que não querem sair para restaurantes, ou comer nas dependências do próprio hotel,

– essa característica exige da pizzaria chegar, por todos os modos possíveis e imagináveis, ao conhecimento dos seus clientes potenciais,

– nem todos os hotéis permitem ou entregam os prospectos da pizzaria, pois competem com os próprios restaurantes;

– alguns restaurantes entregam gratuitamente aos seus hóspedes esses prospectos da pizzaria, mas alguns só mediante um pagamento antecipado, nem sempre possível.

A colocação do disk pizza, com o início do nome com 001, faz ou possibilita que nas listas telefônicas, nas páginas amarelas, a figuração desse disk pizza esteja nas primeiras colocações, independentemente do pagamento de publicidade, o que confere uma boa visibilidade e os correspondentes resultados com essa colocação do 001 no nome.

– DiskPizza a Jato
Este nome por si identifica uma pizzaria que promete rapidez no recebimento e na entrega dos pedidos dos seus clientes, o que o nome indica é o próprio diferencial desse disk pizza: rapidez. Simples, direto e objetivo.

2°) Dois nomes para empresas de eventos

– Haute Société Eventos
O nome em francês confere certo ar de elegância, sofisticação e de exclusividade, mesmo porque poucas pessoas dominam este idioma, que está ligado à elegância, às “coisas” refinadas. Este nome posiciona esta empresa como atingindo um público classe A, mas ao mesmo tempo afasta, ligeiramente, de eventos empresariais.

– Requinte Eventos
O nome da empresa mostra e evoca uma característica de certa sofisticação, mas não tão forte quanto o anterior, indicando um posicionamento dirigido à classe B, preferencialmente. Este nome é neutro para eventos comerciais, podendo estes eventos estar dentro de seu foco de atuação.

3º) Dois nomes para empresas de criação de software

– AntropoSoft
Este nome, pela sua origem, traz a lembrança do homem, sua saga, e o seu desenvolvimento ao longo das eras. Indica uma empresa centrada no desenvolvimento de aplicativos centrados no uso pelo homem, indicando e proporcionando a facilidade de uso ao ser humano.

– MacroSoft
Este nome se contrapões à Microsoft, a maior e mais conhecida empresa de desenvolvimento de software do mundo. Este nome, por si só, já indica uma oposição aos conceitos e processos utilizados pela Microsoft, podendo ser bastante adequado a empresas que trabalham no segmento de softwares abertos e livres.

A escolha do nome da sua empresa ajuda a indicar e esclarecer o seu público-alvo sobre o que vai encontrar lá?

Fonte: Merkatus

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