Alessandra Klein

Relatório de Tendências Criativas da Shutterstock é uma excelente forma de identificarmos tendências para utilizarmos em nossos projetos.

O relatório analisa os dados coletados ao longo de um período de 12 meses de bilhões de pesquisas de clientes por imagens, vídeos e conteúdo musical.

O contexto do ano passado com certeza influenciou muito o que as pessoas pesquisaram e nos dá uma ideia sobre alguns estilos que podem vir forte em 2021.

A 10ª edição do relatório de Tendências Criativas aborda cinco categorias: Design Gráfico, Fotografia, Vídeo, Música e Tendências para ficar de olho.

Tendências em Design Gráfico

Tintas livremente fluídas, padrões de Tie Dye únicos e retratos de linhas retorcidas que representam Faces Surrealistas mostram aceitação da individualidade – e da imperfeição.

Faces Surrealistas

A ideia de que a arte é cíclica parece fazer sentido mais uma vez. Ilustrações no estilo Picasso lideraram a cena, com um aumento de mais de 500% no termo “arte face line” e mais de 150% no termo “desenho de rostos”.

O volume de buscas para o termo “retrato contemporâneo” também passou a ser relevante, confirmando uma tendência onde o abstrato se une com a realidade, evidenciando o fantástico e o extraordinário.

Paisagens Líquidas

As pessoas também procuraram por paisagens líquidas, com destaque para o termo “mármore líquido” que ganhou destaque nas pesquisas.

Houve um aumento de 247% na procura do termo “arte fluida” e 140% no termo “kintsugi”, uma técnica artística japonesa de reparação de cerâmicas quebradas, que deixam as rachaduras evidentes.

O significativo aumento de 381% no termo “tinta à base de álcool” também deixa claro o interesse das pessoas em tons fluídos e translúcidos.

Tie-Dye

Os padrões tie-dye remetem à nostalgia dos anos 70, com sua característica técnica de tingimento em tecidos, que flertam com o psicodelismo.

O destaque vai para o termo “tie-dye em tons pastel”, com um aumento de 2.404% no volume de buscas, e “tie-dye” com 287% mais pesquisas no período.

ouve também um aumento no volume de buscas para o termo “shibori”, uma técnica japonesa de tingimento em tecidos que produz padrões em tecidos.

Tendências em Fotografia

Cada vez mais os fotógrafos estão abandonando o estúdio e focando em um novo cenário: a realidade.

É visível a procura das pessoas por fotografias que exploram “retratos espontâneos” e “pessoas autênticas”, termos que tiveram suas buscas aumentadas em 140% e 133% respectivamente.

O termo “não binário” liderou o aumento no volume de buscas, com 2.300% mais procura em 2020.

Outra clara tendência é o “autocuidado”, termo que cresceu 177% nas buscas. O isolamento social também deixou marcas nas pesquisas, onde termos como “hobbies domésticos” tiveram seu volume de pesquisa dobrados.

Ainda mostra Tendências de Vídeos, Músicas e mais algumas para ficar de olho.

Os dados, combinados com a análise do painel interno de inteligência visual da Shutterstock, determinam padrões e estilos que são únicos e refletem tendências culturais de todo o mundo.

Confira a versão interativa do relatório de Tendências Criativas 2021.

Fonte: Designerd

error: Content is protected !!